A Prefeitura de Passabém promoveu nesta quarta-feira (12), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro-Leste (Ciscel), mutirão para reduzir a fila de espera para consulta com urologista.
Os atendimentos foram feitos na Unidade Básica de Saúde José Cândido da Costa pelo médico Thiago Machado. Foram agendadas 30 consultas.
A ação no Município, além de oferecer mais comodidade ao paciente, ajuda a prevenir o câncer de próstata, estimula uma maior procura pela especialidade e reduz a fila de espera.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
O PREFEITO MUNICIPAL DE PASSABÉM, no uso de suas atribuiçõe...